NA ESTRADA COM O REGGAE

NA ESTRADA COM O REGGAE

terça-feira, 27 de julho de 2010

SOUNDSISTEM NA PISTA--PROJETO " PELO COLETIVO "

" TÁ D BOBS, VAI NESSA E TROCA INFORMAÇÃO!
***

segunda-feira, 26 de julho de 2010

One Cup Of Coffee( Um lado da Jamaica que não conhecemos)


Dez anos atrás, Rohan Marley, Co-Fundador e CEO do Café Marley, começou a cumprir uma das visões deixadas por seu falecido pai para criar uma empresa centrada em dar de volta para os mais desfavorecidos e marginalizados.
Bob Marley sempre disse que queria voltar para a agricultura um dia depois que sua carreira musical fosse concluída, mas ele nunca teve a oportunidade após a sua morte no início de 1981.
Aqui é onde a história de Marley Café começa...


sexta-feira, 23 de julho de 2010

COLETÂNEA TRI LEGAL DO REGGAE (2000)

01 - Motivos Óbvios - Reggae Revolution

02 - Produto Nacional - Griot's
03 - Leão de Judah - De Olho no Som Ouvindo a Visão
04 - Produto Nacional - Sobre o Tempo
05 - Motivos Óbvios - Judeu
06 - Leão de Judah - Blind
07 - Motivos Óbvios - Jah Children
08 - Produto Nacional - Domingo
09 - Leão de Judah - Babilon
10 - Motivos Óbvios - Savuca
11 - Leão de Judah - A História
12 - Produto Nacional - Lamento (Pessoas Sem Nome)

Download :http://rapidshare.com/files/33681007/Tri_Legal_do_Reggae__reggaebrazuka.blogspot.com_.rar.html

PURE FEELING - Dom de Viver




Fundada em 1998, em Porto Alegre - RS, é considerada a banda de Reggae de maior representatividade do estado do Rio Grande do Sul. Com shows Nacionais e internacionais, incluindo SC, PR, RJ, SP, MA, a banda tem iniciado um trabalho de difusão na América latina com respaldo as atuais tournês por toda Argentina.

A história começa com o lançamento do Cd Demo, em 2000. Já no ano posterior, participa com as canções ‘Feeling Iriê’ e ‘Movimento de Conscientização’ da coletânea SAFRA 2001′ (da rádio Ipanema FM). Também é convidada a participar da coletânea FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2001.Ainda no mesmo ano, participa da expressiva coletânea ‘REGGAE AS PAMPAS’ (Som Livre), gravado ao vivo no Bar Opinião.
No final de 2002, a Pure Feeling lança nacionalmente pelo selo Central Reggae, “Sobre Pedras”, tendo ótima resposta de público e crítica. Com as músicas soando no cotidiano dos apreciadores da música reggae não só no estado, em 2003, mais uma faixa na coletânea CENTRAL REGGAE.

PURE FEELING É COMPOSTA POR:Marzo Couto (vocal e guitarra base)Rogério Kuplich ( guitarra solo e backing vocal)Deblandir BenJahmin ( percussão)Ismael Giacomelli (teclados)Vinícius Vidal (bateria)Francisco Mongelos (baixo)

Veja a matéria inteira em:firmaproducoes.com/2008/01/19/pure-feeling-2/

LEÃO DE JUDAH




A banda Leão de Judah, natural de Porto Alegre mostrou um reggae com letras inspiradas nas idéias de igualdade, respeito à natureza e comprometimento social difundidas pela Filosofia Rastafari.


No seu repertório, músicas próprias e reinterpretações de grandes mestres do gênero, como Bob Marley, Israel Vibration e Alpha Blondie. A banda tem um CD próprio – Preserve o Presente (Stop Records Enterteinment) e participações em coletâneas como Tri Legal Reggae – vencedor do Prêmio Açorianos de Música/1999 na categoria reggae – CD do Fórum Social Mundial, Reggae às Pampas, Jamming/Os Melhores do Reggae de São Paulo, e Circuito Reggae Brasil, este último produzido pela Kaskatas Music de São Paulo, junto a bandas como Sine Calmon, Adão Negro e Planta & Raiz.


O envolvimento da Leão de Judah com as causas Sociais e responsabilidade Ecológica serviram de inspiração nas composições musicais.


FORMAÇÃO:Zé Fernandes (voz)Filipe Mello (baixo)Milsinho Sá (guitarra base e voz)Nicola Spolidoro (guitarra solo)Fernando Ladeira (percussão e voz)Luciano Moreira (bateria e voz)Lucas Rosa (teclado)


Fonte:http://www.lastfm.com.br/

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MOTIVOS ÓBVIOS Direitos iguais Anfiteatro Por do Sol 2002( uma rápida lembrança )

A tantos nove anos atráz, uma certa Motivos Óbvios embalava nossos corações. Vinda de outras épocas a banda surgia no meio duma rapaziada que já se envolvia com os sons que ecoavam de longe, a soul music, o funk, o blues e a black music. Então, eis que surge o tal de "Geda", com um vasto material vindo duma ilha lá do outro lado do Pacífico, uma tal de Jamaica. Na época, pouco conhecida por nós PortoAlegrenses, dae pra diante o reggae começou a pulsar mais forte e o mestre Geda nos mostrou um novo sol, suas composições como vocalista da Motivos Óbvios e até hoje, um exemplo, algumas das músicas que fazem sucesso na bela voz de Paulo Dionísio da Produto Nacional, são inspirações de "Geda Mil", que em parceria com outros músicos, continua na ativa.

Logo após deixar a banda, uma das backingvocals Marietti Fialho assumiu a linha de frente, dona de uma maravilhosa voz e total inspiração. Cheios de vontade, esbanjanjavam coragem e simpatia, viajavam para outras constelações em busca do bem viver e do melhor caminho para ser feliz.

E o reggae vibrava a todo vapor, as bandas surgiam com aquela fome e vontade de eclodir em nome da paz e buscando na cultura reggae, o caminho certo para democratizar os sentimentos.

Um salve para todas aquelas bandas que iluminaram o nosso pensar, Motivos Óbvios, Produto Nacional( resistência reggae total), Leões de Judah, Pure Feeling, Rastamen, Rastamanos, Planet Roots, e tantas outras que por um pouquinho que seja, mostraram a cara e deixaram suas mensagens em nossos corações.

Deus salve a música reggae no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Mundo.

Mas Bah, Tchê!!!!

http://www.myspace.com/motivosobvios

SOLANO JACOB



Solano Jacob é professor, escritor, músico e artista de grande influência no cenário do reggae nacional. Nascido em São Bernardo do Campo no final dos anos 70, há mais de dez anos vêm atuando em todo o Brasil e inclusive no exterior no intuito de aliar a música à educação no processo de construção do espírito humano.
Uma característica que o ressalta, sem dúvida, é a originalidade e o conteúdo de suas composições de impacto na mente do jovem brasileiro:“Alguns pensam que a vida é um rio que encontrará seu caminho, outros acham que é um sonho e caem na iniqüidade”, uma referência à famosa “Filhos Rebeldes”, sucesso nacional contida no álbum “Palavra Viva”.
Formado em bacharel e licenciado pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo – USP, Solano Jacob desde sua entrada na graduação já almejava se aprofundar na conexão entre o ramo educacional e o musical. “Biologia é o estudo da vida, mas qual será o músico que lhe negará a dizer que música não é vida?” Esta nova proposta musical vinculada à busca pelo saber, de fato, estimula o pensar e a reflexão das pessoas.
Solano Jacob é um artista diferenciado pela capacidade que possui em compor tanto em português quanto em inglês, o que amplia as possibilidades de intercâmbio entre culturas diferentes. Teve sua formação em língua inglesa através da Cultura Inglesa de São Paulo, onde estudou por mais de dez anos e obteve sua proficiência no idioma através de qualificações pelas universidades de Cambridge e Oxford.
Foi o idealizador e líder da banda paulista Leões de Israel por mais de seis anos, trabalho no qual lhe rendeu ascensão na carreira como cantor e compositor através de grandes sucessos como Filhos Rebeldes, Secou a Fonte, Ouça a Profecia, Me Gwann, Jah Jah Children e Treading Around the Land, bem como o lançamento de dois álbuns intitulados - Pilares da Justiça (2002) e Palavra Viva (2005), ambos com expressivas vendagens de 20.000 e 40.000 cópias respectivamente.
Na estrada, apresentou-se nas principais capitais brasileiras - Salvador em 2004, onde atuou e acompanhou Gregory Isaacs, renomado cantor Jamaicano, durante sua turnê pela América do Sul que incluiu cidades como Buenos Aires, Fortaleza, Aracaju, Belém, São Luis e Recife.Solano esteve presente no conceituado Circuito Reggae Paulista, projeto amplo que realizou inúmeros festivais de reggae em São Paulo e nas principais cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Suzano, Carapicuíba, Guarulhos, Jundiaí, Vinhedo, Valinhos, Campinas e região.
Em sua bagagem não podemos deixar de mencionar sua participação conjunta em festivais com grandes nomes do reggae mundial como: Israel Vibration, Don Carlos, Midnite Band, Fullyfullwood Band, The Gladiators, Peter Broggs e Gregory Isaacs.Em meados de 2005, Solano Jacob juntamente com sua banda de origem foram convidados a representar o Brasil no maior festival de reggae jamaicano, o REBEL SALUTE FESTIVAL em uma cidade próxima à capital Kingston. Em meio às grandes lendas do reggae jamaicano como Burning Spear, Cocoa Tea, Third World, The Congos, Inner Circle e Luciano, Solano Jacob conseguiu aplausos e respeito por parte do povo jamaicano enquanto cantava uma de suas composições em inglês, “Me Gwann”.
Ao retornar da Jamaica em janeiro de 2006, Solano trouxe uma nova proposta de trabalho. Em carreira solo, após dois anos de preparação, traz em maio de 2008 um projeto inédito - "A Fé e a Razão". Uma comprovação de que a música e o ato de pensar são aliados em qualquer processo educativo, o trabalho é apresentado em duas partes complementares: o album contendo 12 faixas e o livro de mesmo título.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ENORÉ - Vegetarianos

ENORÉ

É a forte consciência da música como alimento pra alma. Concentrados na execução de seus trabalhos, a banda mostra o quanto é verdadeiro e necessário o poder da palavra para derrubar barreiras e buscar o respeito pelo bem viver. Organiza eventos e encontros ( Projeto Eunificação ) para elevar e fortalecer a cultura reggae e suas raízes( Música, artesanato e alimentação ) e também como backingbanda para outros vocalistas, um exemplo é Luciano Judah(www.myspace.com/lucianojudahmusic).

A banda chama atenção pelo instrumental Roots, com clara influência do reggae das Ilhas Virgens (conhecido mundialmente através de bandas como Midnite e Bambu Station) e pelas letras fortes, cheias de consciência espiritual, política, social e ecológica.

Uma pequena parte do trabalho da Enoré pode ser visto em:
www.myspace.com/bandaenore
Fonte: projetorefletindo.com.br

RASTALEX - Seio da Pátria

A Rapaziada do Sul tá na ativa!! Salve RASTALEX! Um dos Guerreiros da cena musical independente de Porto Alegre. Esse é um grande sinal de que estamos amadurecendo. Todo e qualquer material sempre ajuda a fortalecer a causa, mas, o reggae necessita de novos músicos aguerridos e bravos!! Somos a Cultura, somos o povo e a voz do povo ecoa em nossos pulmões. Portanto a seriedade na hora de criar um trabalho, é muito importante pare e pense: até onde e para onde vai esse trabalho, pra quem e que peso deve ter.

Por isso digo e faço minhas essas palavras: DEUS nos deu as ferramentas, cabe a nós sabermos usá-las.

Portanto, use-as para fazer a diferença, não para ser mais um e nem por vaidade.

Use essas ferramentas que JAH deixou, para fortalecer o caminho e ajudar os I-rmãos que ainda não sabem para onde seguir.

Pense com calma, com a alma e principalmente com o coração!

Fico muito feliz e sinto minhas forças se renovando quando ouço um material forte e verdadeiro. Acredito muito na força da música reggae, ela pode mudar o jeito e a maneira como as pessoas encaram a vida, também sei que a necessidade faz o homem, mas sejamos fortes o quanto pudermos e DEUS será feliz por nós.

SALVE JAH! A FORÇA UNI-VERSAL.

terça-feira, 20 de julho de 2010

REBELUTION - Change The System Live OC Tavern 091208

Rebelution é uma banda de reggae/rock de Santa Barbara, Califórnia. O grupo, formado em 2004, originalmente composto dos vocalistas e guitarristas Eric Rachmany e Matt Velasquez, o tecladista Rory Carey, baterista Wesley Finley, e o baixista Marley D. Williams. Pouco depois do lançamento e do seu álbum de estréia, Matt Velasquez deixou a banda para prosseguir os interesses pessoais em seu próprio projeto chamado Drum Major Instinct. O segundo disco chama-se Bright Side of Life (2009).

REBELUTION "Bump" - live

Vale conferir!! A rapaziada manda um som bacana dentro da linha reggaeroots, pra quem gosta da fusão reggaerock, a banda tem boas influências. A realidade é, saber reconhecer e encontrar o estilo próprio para o seu trabalho. " Envolva-se na música reggae, sinta o feeling e seja feliz". REGGAEINFORMAÇÃO.

NO PRECONCEITO

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rasta Courage - Soja

BORN IN BABILON-2009



Adicione à sua lista o talento e a pegada da expressiva banda de reggae americana, Soldiers of Jah Army (SOJA).
Este grupo de Washington DC, EUA, executa com uma confiança e uma proficiência bem além de seus anos, com Paz em um Momento da Guerra (Peace in a Time of War), eles apresentam aos fãs das raizes um presente que pode alavancar uma nova marca do Reggae americano.
Embora não alcancem além da região do Meio-Atlântico dos Estados Unidos, a qualidade de seu material rivaliza atos americanos nacionalmente renomados como John Brown’s Body and Groundation.
Sua música é potente, instrumentos roots vivos (exceto Little or no horns; Trust me, Though, You don’t miss it) executado com uma sinceridade que está completamente em seus desempenhos infalíveis/ sem defeitos. Sua mensagem é virtuosa e uniforme (unify = unificar, unir), seu tom varia dos impulsos impetuosos com dancehall ligeiro como ("Brothers and Sisters", "Creeping In", "Reality", "Forgive Don’t Forget"), introspectivos com guitarras acústicas e/ou os tambores/baterias africanas ("Look Within", "True Love", "Rasta Courage", "Jah Atmosphere", "Mother Earth"). O vocalista de líder, Jacob Hemphill, tem uma voz notável e se entrega apaixonadamente, característica peculiar no verdadeiro Reggae Roots.
Ele transmite com muita propriedade um sentimento "Marleyano" de expressão, quase Ali Campbell - como lamentação, que é fascinante. As letras são surpreendentemente fortes e consistentes, a qualidade é evidente até os últimos pares das faixas, que não desvaloriza a experiência de forma alguma. Eu poderia escolher qualquer uma das melodias como "Non Partial Non Political", "True Love", "Look Within" to "Reality", "Rasta Courage", "Jah Atmoshpere" ou "Revolution". "Peace in a Time of War" é verdadeiramente um espanto, literalmente um espanto, mas de uma forma positiva. Com certeza é um dos cartões de visita do SOJA.
Embora não seja sua estréia (este é seu terceiro release), este grupo poderia e, se houver alguma justiça, deveria ser o principal representante da palavra PAZ americana. É uma indicação que deixa um bom sinal não somente para o potencial do grupo, mas também para o futuro da cena Reggae dos Estados Unidos.

Confira uma entrevista exclusiva da banda ao site SURFORREGGAE, publicada em 16.08.2004, feita por Rafael Costa:

SURFORREGGAE – O que vocês acham do reggae Americano? Nos falem um pouco a respeito da evolução e o que os americanos pensam da música e filosofia.

Jacob Hemphill – Eu não escuto muito reggae americano, nós preferimos o original jamaicano. No entanto escuto muito música americana como hip-hop, rock, jazz e blues.

SURFORREGGAE – Soldiers of Jah Army é uma banda estritamente de raiz ? Vocês pensam em mudar o estilo? Por que?

Jacob Hemphill – Nós temos uma mensagem estritamente de raiz, mas a música é o que sentimos na hora. Temos muitas influências.

SURFORREGGAE – Que tipo de música vocês gostam de ouvir além do Reggae?

Jacob Hemphill – Gostamos de muitas coisas, ultimamente tenho ouvido muito punk, rock, hip-hop e jazz.

SURFORREGGAE – Ultimamente o reggae vem se tornando muito popular, e em algum lugares é considerado um “ritmo da moda”. O que vocês acham do Reggae comercial?

Jacob Hemphill – Eu não me importo se as pessoas tocam reggae comercial, musicalmente falando. A parte sagrada é a mensagem, e desde que essa seja passada conscientemente está tudo bem. Se algumas pessoas querem tocar reggae porque gostam do ritmo isso é bom, se tocam por amar a mensagem que o reggae passa, melhor ainda.

SURFORREGGAE – Nos dê sua opinião a respeito da (r)evolução do reggae. Do rocksteady à era do dancehall.

Jacob Hemphill – Para mim a evolução e a revolução foi iniciada por ninguém menos que Bob Marley.

SURFORREGGAE – Você poderia falar como foi trabalhar com um dos maiores produtores e engenheiros de som do mundo do Reggae, por exemplo, Jim Fox?

Jacob Hemphill – Eu nunca conheci ninguém tão “aprofundado” no reggae como Jim Fox. Ele é puramente e altamente profissional. Trabalhar com ele foi uma das melhores experiências das nossas vidas.

SURFORREGGAE – Por que é importante para o S.O.J.A vir ao Brasil ? Nos fale um pouco da imagem do nosso país nos EUA.

Jacob Hemphill – Eu não tenho palavras para descrever nem por mim nem por ninguém a imagem do Brasil que nós temos. Para mim é a visão do paraíso. É importante para nós conhecer o Brasil, pois temos muita curiosidade pelo povo e seus costumes.

SURFORREGGAE – Nos fale um pouco sobre a história do reggae na sua vida. Por que reggae e não outro ritmo musical?

Jacob Hemphill – O Reggae tem a mensagem que nasci para disseminar. Não é apenas uma música. É a mensagem rastafari, o pai das crianças de Israel. Eu ouço essa mensagem desde os meus 11 anos, vem tradicionalmente da minha família.

SURFORREGGAE – Nós sabemos que o S.O.J.A veio dos Estados Unidos, um dos países mais “poderosos” na conjuntura internacional, e que todos os membros da banda são brancos. Vocês sofreram alguma discriminação por esses motivos?

Jacob Hemphill – Não. Discriminação foi o que sofreu Martin Luther King, Harriet Tubman, Malcom X, Marcus Garvey, não nós.

SURFORREGGAE – A opressão contra os países do terceiro mundo imposta pelos Estados Unidos inspira o S.O.J.A a escrever letras cada vez mais “rebeldes” e conscientes nesse sentido?

Jacob Hemphill – Exatamente. Esse é o assunto sobre o qual falamos com mais “rebeldia”. Nós somos totalmente contra o que o governo americano está fazendo com o nosso planeta, e fazemos questão de criticar o que não achamos certo.

SURFORREGGAE – No Brasil nós comparamos o seu estilo vocal com o de Ben Harper, um grande músico que também se envolve bastante com Reggae. Você foi influenciado por esse artista ? Que outras influências foram importantes na sua formação musical?

Jacob Hemphill – Sim, você acertou em cheio. O estilo do Ben Harper me influenciou bastante. As principais influências foram Bob Marley, Sade, Chris Cornell, Rage, Jack Johnson, Nina Simone, Jay-Z, Infectious Organisms, Big L, o meu pai e a minha família, Peter Tosh... enfim, eu gosto de qualquer um que seja um excelente compositor, principalmente artistas que fazem carreira solo.

SURFORREGGAE – Vocês sabem algo a respeito da música e cultura Brasileira?

Jacob Hemphill – Não, mas temos pleno interesse em conhecer. Sabemos que o Brasil é muito rico culturalmente, e conseqüentemente a sua música também é muito boa.

SURFORREGGAE – Nos fale um pouco da relação estabelecida entre o Reggae X Política X Rasta (Religião).

Jacob Hemphill – Rastafari é o começo e o fim de tudo. Política e música são criações e manifestações do homem. A verdadeira política pra mim é a Teocracia.

SURFORREGGAE – Você segue alguma religião?

Jacob Hemphill – Eu sigo as palavras de Hailé Selassié, mas nenhuma doutrina ou religião em particular.

SURFORREGGAE -Por favor, deixe uma mensagem para todos os fãs do Reggae no Brasil.

Jacob Hemphill – Nós é que agradecemos a todo o povo brasileiro que gosta de Reggae e a vocês, que fazem esse excelente trabalho divulgando a verdade e o sentimento do mesmo. A mensagem que temos para o povo brasileiro é apenas um muito obrigado por demonstrar interesse na nossa música e na filosofia rastafari, e esperamos nos ver muito em breve numa turnê pelo Brasil.

Fontes:http://surforeggae.ig.com.br/banda.asp?Cat=31&Estilo=Reggae&CodBanda=264


Abra a sua mente! REGGAEINFORMAÇÃO.